widgets

quarta-feira, 29 de abril de 2015

O LIVRO SEM PALAVRAS


UM POUCO DE HISTÓRIA:

1866 - Foi usado por Charles Spurgeon com apenas três páginas nas cores: preto, vermelho e branco que lembravam respectivamente; o pecado, o sangue de Cristo e a purificação dos pecados.

1875 - D.L. Moody usou o livro já com a página dourada, retratando as glórias do lar celestial, em um culto para cerca de doze mil crianças.

1895 - O livro foi levado à Índia por Amy Carmichael que divulgava o Evangelho de aldeia em aldeia no sul na Índia.

1924 - Ruth Overholtzer, esposa do fundador da CEF - Child Evangelism Fellowship (Aliança Pró-Evangelização das Crianças), J.Irwin Overholtzer, descobriu o livro em uma livraria, pois o mesmo estava sendo publicado em Londres na ocasião.

1939 - A CEF começou a imprimir o livrinho  e adicionaram a última cor, verde, que representa o crescimento na nova vida.

Por meio das cores, a mensagem do evangelho tem sido levada a diversos países, pois Deus tem usado este meio eficaz para comunicar a mensagem da salvação às crianças.
Fonte: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças, elaborada com a APEC e Editora Hagnos.

Hoje em dia há diversas maneiras de apresentar as cores do livro sem palavras, como um chaveiro, marcador de páginas, o livrinho mesmo em diversos materiais como o color set, feltro, tnt, e nos mais diversos modelos como por exemplo em formato de coração.

Abaixo deixo o modelo em slides para usar no power point com as explicações de cada cor e os versículos que podem ser usados para apresentar a Mensagem da Salvação às crianças ou qualquer outra pessoa...








E aqui os slides do louvor:






Na Apec voce encontrará diversos materiais com as cores do livro sem palavras, inclusive os livrinhos já prontos, que voce poderá dar para suas crianças, caso não consiga confeccioná-los.

Bom Trabalho!!!
Na paz de Cristo,
Elenice Vieira

39 comentários:

  1. Ola Elenice, obg pelo seu trabalho. Como não gostaria de usar material copiado, pode confirmar que este material ótimo do livro sem palavras é seu e não tirado de uma outra fonte? Obg. Abraços, Judite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,esse livrinho sem palavras foi inventado ha muitos anos,ela deve ter feito o modelinho dela,mas o livro sem palavras em so ja existe faz muito tempo.

      Excluir
    2. Olá Michele, a história do livro sem palavras se encontra acima e com a respectiva referência, nunca disse que foi eu que inventou, mas os slides acima, sim, compilei para facilitar o entendimento e ajudar ok.

      Excluir
    3. Parabéns Elenice Vieira amei seu trabalho me ajudou muito,está b3m esclarecido e adorei 3sse louvor tbm ❤❤🙏🙏Bjao Deus abençoe grandemente

      Excluir
    4. Amém! Deus te abençoe Tatiana! Se te ajudou fico feliz! Bjs!

      Excluir
  2. Olá Judite! Sim os slides foi eu mesma que montei justamente pensando que facilitaria para muitos professores ensinar a mensagem da salvação ás crianças. Acima tem um texto informando sobre o surgimento do livro sem palavras e a fonte da informação que usei. Pode usar os slides sem problemas. Bom Trabalho na paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  3. isso me ajudou muito a entender o significado das cores e ainda com referencia na palavra! os corações eu ainda não tinha visto mas tambem são ótimos. Deus a abençoe

    ResponderExcluir
  4. Muito bem explicado!
    Deus a abençoe!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia ,quero agradecer muito por esse slides de louvor muito bom para o termo da história do livro sem palavras,que Deus vos abençoe,apaz do senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Nossa ,e bem explicadinho...vc está de parabéns!
    Que Deus te abençoe sempre 😘

    ResponderExcluir
  7. Parabéns...bom trabalho. Tudo de bom sempre na sua vida

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo seu trabalho lindo tudo que fala em Deus e maravilhoso Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada pelos comentários! Se está ajudando a evangelizar, Deus seja louvado! Toda honra e glória seja a Ele, eternamente, Amém!

    ResponderExcluir
  10. Eu sou um verde da Apec .trabalho com sementinha de Jesus até dos meus 14 anos hoje sou mãe mas nunca deixei este ministério neste livrinho descobrir o lilás o pecado oculto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se vc usa a cor preta pra falar do pecado,vc pode falar sobre o pecado oculto na cor preta,pecado e pecado,o lilás,o azul,e outras mais que estão acrescentando,em nada aumenta a eficácia e eficiência do livro com cinco cores. Essas outras cores acrescidas são apenas para que essas pessoas se mostrem com uma "visão mais além" do que os que antecederam.

      Excluir
  11. Amo trabalhar com as cores meu é Erlane trabalho nas ruas evangelizando crianças ,,sou da igreja Batista Nacional Shekinah de e Itapetinga Bahia
    Servi com alegria

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado por nos dar boas ideias 😍 que Deus abençoe sempre

    ResponderExcluir
  13. O livro sem palavras me emociona pq o conheci quando eu era criança. Hj sou mãe e professora das crianças na igreja e vou contar essa história linda do amor de Deus por nós ❤️😍

    ResponderExcluir
  14. Me foi apresentado a história deste livro pela professora Débora Pimenta na congregação Batista em Cláudio Ribeiro, Rio das Ostras RJ.
    Nunca mais esqueci, pois fui impactada com a história e também com a reação das muitas crianças que estavam naquele culto. Benção!

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é Crislaine e eu amei esse post, Elenice. Estou começando agora no ministerio infantil e me ajudou muito.
    Obrigada! Deus abençoe!!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns irmã pelo seu trabalho a dedicação na obra quando criança em 1972 aceitei a Cristo e depois e ouvi estória deste livro sem palavras, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  17. Olá irmã Elenice muito ler e aprender sobre o livro sem palavras.

    ResponderExcluir
  18. Como faco pra adquirir o livro sem palavras

    ResponderExcluir
  19. O querida Elenice, benção demais este material irmã!
    Mas apenas uma observação: no post da cor branca descreve o versículo de JOÃO 3.16 ('Por que Deus amou o mundo...) e o versículo de JOÃO 1.12 fala de quando aceitamos Jesus em nosso coração e somos chamados de filho de Deus ("Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;"). Deus abençoe!

    ResponderExcluir