widgets

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

ABRIL - DIA 19 - DIA DO ÍNDIO


O Dia do Índio, 19 de Abril, foi criado através do Decreto-lei 5540/43 pelo então Presidente Getúlio Vargas, e ano após ano nesta data, alunos redescobrem os índios através de trabalhos escolares como pinturas, representações, visitas às tribos, etc, porque faz parte do currículo de ensino escolar.

Não podemos como salvos em Cristo, negligenciar a Palavra de Deus que nos comissiona a ir e evangelizar todas as criaturas (Atos 1: 8), logo os índios não podem ficar relegados a uma data no calendário de nossas igrejas, para neste dia caracterizarmos as crianças de índios, achar tudo bonitinho, e o dever cumprido.

Os índios como nós, são pecadores, "porque todos pecaram..." Rm:3:23, são amados por Deus, "Porque Deus amou o mundo" João 3:16; e por isso precisam ser evangelizados.

Graças à Deus existem no Brasil diversas missões e missionários compromissados com a evangelização dos índios e com a tradução das Escrituras para as línguas indígenas brasileiras como: 

Procure conhecer, e transmita informações concretas para os seus alunos, se não podemos ir ao campo missionário, podemos contribuir, se não podemos contribuir, podemos ajudar de uma maneira muito poderosa, que é a oração. O importante é não ficar de braços cruzados achando que os índios devem ser lembrados apenas no dia 19 de abril.

Abaixo segue algumas sugestões para a conscientização de seus alunos, e leve-os a desejarem orar constantemente e se informar sobre a evangelização deste povo que também é muito amado por Deus:

História Bíblica: voce pode iniciar contando a história da "ASCENSÃO DE CRISTO" e de Sua ordem antes de subir aos céus "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." (Atos 1:8).



Louvores: Escolher um ou dois, voce encontra na livraria da APEC

"No meio da mata" 


"Posso ser um missionariozinho"


"Incontáveis Milhões"


 História missionária: você poderá contar uma destas histórias: 
  • "Deus fala em cada lìngua - Revista O Evangelista de Crianças  APEC nº 195 de 2004
Nesta Revista tem outras sugestões de conscientização 
  • "Os ìndios Dyaks Aprendem a Contribuir - Revista O Evangelísta de Crianças - APEC nº 199 de 2005


link da loja virtual da APEC: http://www.apec.net.br

Oração: pode-se preparar também um folheto com necessidades específicas de oração para os índios, missões e missionários envolvidos. No link abaixo voce será direcionado para um caderno que apresenta 30 dias de oração para os povos indigenas, e assim levar seus alunos a orar especificamente pelas reais necessidades desses povos. Voce poderá salvar o arquivo em pdf no seu computador:
  
Versículo para memorizar: prepare um cartãozinho com um versículo que mostre para as crianças e adolescentes que suas orações e/ou contribuições com missões não é em vão; veja este versículo bíblico:
"...eis grande multidão...de todas as nações, tribos, povos e línguas...e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro pertence a salvação"
Apocalipse 7: 9,10

Que nós possamos estar lá dizendo estas palavras junto àqueles que de uma forma ou de outra ajudamos a evangelizar.

Bom trabalho!!! na paz de Cristo Jesus,
Elenice Vieira


2 comentários: