widgets

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

ABRIL- DIA 20 - PÁSCOA


PÁSCOA, hb. Passagem: Uma das três grandes festas, em comemoração do êxodo e da libertação dos israelitas do Egito. 
(Pequena Enciclopédia Bíblica - Orlando Boyer - Ed. Vida, pág 472)

O povo de Israel era escravo de Faraó no Egito; para livrá-los, Deus anunciou a morte de todos os primogênitos egípcios através da décima e última praga. (Êxodo 11 e 12).

As instruções que Deus deu para Moisés transmitir ao povo de Israel, para não serem atingidos pela praga foram: (Êx: 12:1-23).

  1. Cada família deveria separar um cordeiro perfeito (sem defeitos);
  2. Este cordeiro deveria ser morto e seu sangue aspergido na parte superior e nas laterais da porta da casa.
  3. A família deveria ficar dentro da casa durante a noite toda, comendo: cordeiro assado (sem que nenhum osso fosse quebrado), ervas amargas e pão sem fermento.
  4. O Senhor passaria por todo o Egito; na casa que não houvesse sangue aspergido o primogênito morreria, enquanto os israelitas que tivessem seguido as instruções ficavam sob a proteção do sangue. (Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças - APEC/HAGNOS)

SIGNIFICADO/SIMBOLOGIA:

  • Israelitas escravos de Faraó: cada pessoa no mundo é escravo do pecado/satanás (1 João: 3: 4-8)
  • Pecado: tudo que pensamos, dizemos ou  fazemos que não agrada a Deus. Exemplo: mentir, desobedecer pais e responsáveis, falar palavrões, inveja, etc; pois Deus é Santo (Isaías 6:3)
  • Castigo para o pecado: morte e separação de Deus para sempre. Deus odeia o pecado, mas te ama e quer te libertar da escravidão do pecado, assim como quis libertar os israelitas do Egito. (Romanos 3:23, Romanos 6:23 e João 3:16)

  • Cordeiro sem defeito: figura de Jesus Cristo que não tinha pecado.(II Coríntios 5: 21)

  • Sangue nos umbrais da porta: Figura da Cruz, onde Jesus crucificado perdeu todo o seu sangue para nos purificar de todo o pecado. (I João 1:7)

  • Cordeiro assado sem ossos quebrados: figura de Jesus Cristo que não teve nenhum de seus ossos quebrados. (Salmo 34:20).

  • Ervas amargas: para lembrar da dura servidão no Egito.

  • Pão sem fermento: o fermento simboliza o pecado.


CONCLUSÃO:

A Páscoa foi instituída por Deus, quando seu povo (Israel) era escravo de Faraó no Egito; e foram libertos seguindo as instruções que Deus deu a Moisés. Hoje somos libertos da escravidão do pecado quando recebemos Jesus como nosso Salvador do pecado,(João 1:12), pois Ele é o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (João 1:29), e o próprio Jesus disse: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:6.

Logo, a Páscoa é muito mais do que comer ovos de chocolate, colomba pascal, peru, etc, não que seja proibido comer estas coisas, mas elas nada têm a ver com a verdadeira comemoração da Páscoa, e isto inclui o coelhinho; por isso devemos ensinar o verdadeiro significado da Páscoa às crianças e adolescentes.

ENSINANDO A VERDADEIRA PÁSCOA:

Faça uma programação especial com as crianças e adolescentes, e dessa forma aproveite para evangelizar; Segue algumas sugestões:


  • Faça e distribua convites com antecedência;
  • Prepare um louvor que também enfatize o ensino como; Páscoa/Cristina Mel, ou Minha Páscoa/Turma do Printy abaixo:





  • Prepare uma história bíblica para que a criança possa ver como e porque surgiu a comemoração da Páscoa. Pode ser: 



MOISÉS E AS DEZ PRAGAS NO EGITO 




 ou MOISÉS E O MAR VERMELHO 




Os Slides dessas histórias voce encontra aqui no blog.

  • Voce também poderá contar a história das três árvores, ou dramatizá-la com a participação das crianças e adolescentes, em breve postarei no blog sob o título: AS TRÊS ÁRVORES.



  • Para fazer a representação, voce poderá fazer três máscaras de árvores cortando um circulo no meio do modelo abaixo e encaixar no rosto de três crianças ou adolescentes que queiram representar as árvores e seus desejos respectivos: ser um berço em um palácio, ser um navio, e ficar na floresta apontando para Deus.





  • Outra história bíblica que poderá ser contada e é muito esclarecedora, é quando Jesus Cristo participa da última Páscoa com seus discípulos e institui nela a Ceia do Senhor (Lucas 22: 14-23), mostrando desta forma para a criança, que o Cordeiro perfeito utilizado no cerimonial da primeira Páscoa no Egito, estava apontando para Jesus Cristo e seu sacríficio na cruz. Quando celebramos a Ceia do Senhor a cada mês estamos lembrando de sua morte e ressureição, até que Ele volte, pois foi isso que Ele ensinou aos seus dicípulos naquele dia. Em breve estarei postando os slides aqui no blog, aguardem.




Abaixo uma idéia de lembrancinha para fazer e entregar para as crianças: é só imprimir montar e colar. em cima também pode-se colar um versículo bíblico.
Obs: verificar o tamanho da impressão primeiro.




Bom Trabalho!!!
Elenice Vieira








Um comentário: