widgets

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

JULHO - DIA 26 - DIA DOS AVÓS



O que a Palavra de Deus nos ensina a respeito dos idosos:

Que devemos honrar os idosos: "Levantem-se na presença dos idosos, honrem os anciãos,..." Lv. 19: 32 Nova Versão Internacional (NVI).

Que não devemos repreendê-los asperamente: "Não repreenda asperamente o homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai;..." ITm.5:1  (NVI).

Que os netos são uma coroa para os idosos: "Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos." Pv. 17:6 (NVI).

Os cabelos brancos são a glória dos idosos: "A beleza dos jovens está na sua força; a glória dos idosos, nos seus cabelos brancos." Pv.20:29

Então vamos honrar nossos avós e os idosos de nossas igrejas, e lembrar deles de forma especial. Você pode preparar juntamente com as crianças e adolescentes da igreja uma programação para homenageá-los. Segue sugestões.

1- História Bíblica: Conte a história bíblica de RUTE, aqui no blog voce encontra os slides para esta linda história, e quase no fim é dito para Noemi: "O menino lhe dará nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que lhe é melhor do que sete filhos!" Rute 4:15



Outra história interessante para contar, é a história de TIMÓTEO, ainda não postei no blog, mas esta história mostra a importância de Loíde, a avó de Timóteo para que ele desenvolvesse sua fé em Deus, e mais tarde se tornasse um missionário às nações.



2- Louvor: encontrei um louvor de agradecimento, foi a Cristina Mel que fez em homenagem à sua avó, chama-se "Canção para a vovó"



É difícil encontrar um louvor que homenageie a vovó e o vovô, até porque são as avós que hoje em dia acabaram ocupando o lugar de mães de seus netos, pois muitas cuidam deles para que os pais possam trabalhar, e nesta hora é que vem os mimos, agrados, os doces e bolos que não tem netinho(a) que resista.

3- História de Moral: abaixo deixo uma história de moral que poderá ser lida e até mesmo encenada pelos adolescentes, é uma história bem conhecida, encontrei na net, mas que nos faz pensar:


O VOVÔ


Um frágil e velho homem foi viver com seu filho, nora, e o seu neto mais velho. As mãos do velho homem tremiam, a vista era embaralhada, e o seu passo era hesitante. 



A família comeu junto à mesa, mas, as mãos trêmulas do avô e sua visão falha, tornou difícil o ato de comer.
Ervilhas rolaram da colher dele sobre o chão, e quando pegou seu copo, o leite derramou na toalha da mesa. A bagunça irritou fortemente seu filho e a nora: "Nós temos que fazer algo sobre o vovô", disse o filho, "Já tivemos bastante do seu leite derramado, e ouvindo-o comer ruidosamente, fora a muita comida espalhada pelo chão".


Assim o marido e a esposa, prepararam uma mesa pequena no canto da sala, lá o vovô comia sozinho enquanto o resto da família desfrutava do jantar. 
Desde que o avô tinha quebrado uns dois pratos, a comida dele passou a ser servida em uma tigela de madeira.
Quando a família olhava de relance na direção do vovô, às vezes percebiam nele uma lágrima em seu olho por estar só.
Ainda assim, as únicas palavras que o casal tinha para ele, eram de advertências, quando ele derrubava um garfo ou derramava comida.



O neto mais velho, assistiu tudo em silêncio. Uma noite antes do jantar, o pai notou que seu filho estava brincando no chão com sucatas de madeira. Ele perguntou docemente para a criança, "O que você está fazendo? "Da mesma maneira dócil , o menino respondeu: " Oh, eu estou fabricando uma pequena tigela para Você e a Mamãe comerem sua comida quando ficarem velhos." O neto mais velho sorriu, e voltou a trabalhar. 


As palavras do menino golperam os pais que ficaram mudos. Então lágrimas começaram a fluir em seus rostos; entretanto, nenhuma palavra foi falada, ambos sabiam o que devia ser feito, e áquela noite o marido pegou a mão do vovô, e com suavidade o conduziu à mesa familiar.



Para o resto de seus dias de vida, o vovô sempre comeu junto à família, e por alguma razão, nem marido nem esposa pareciam se preocupar mais quando um garfo caia ao chão, leite era derramado, ou a toalha da mesa sujava.

Lembrem-se: a palavra convence, porém, o exemplo arrasta. A melhor forma de ensinar é pelo exemplo. As pessoas esquecerão o que voce disse e o que voce fez, mas, nunca se esquecerão de como voce as tratou.

Para meditar:

" Ensina a criança no caminho que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele." Pv. 22:6

"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá." Êx. 20:12

4 - Presente ou lembrancinha: não deixem de dar um mimo para o vovô e a vovó, algo simples, mas que seja significativo.

Obs: é importante lembrar que hoje em dia há muitos avós que são muito novos, não cabendo o termo "idoso", mas não deixam de ser avós, e a data é para comemorar o dia dos avós...





Nenhum comentário:

Postar um comentário