widgets

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

MAIO - DIA 01 - DIA DO TRABALHO

PARABÉNS A TODOS OS PROFISSIONAIS E TRABALHADORES!!!

No dia 1º de maio de 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago, que protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária a que eram submetidos (13 horas diárias). 

Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles. (site: brasilescola.com)

O que a Bíblia ensina sobre o trabalho:

"O que furtava não furte mais;  antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade." Efésios 4: 28 

"...Se alguém não quiser trabalhar, também não coma." 2Ts. 3:10

"...Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." Mt. 5:17

Aproveite a data e faça uma "Festa das Profissões" com as crianças e adolescentes. Abaixo segue sugestões:

Faça um convite e distribua para as crianças e adolescentes da igreja. O convite pode ser estendido para os amigos deles. Segue sugestão de convite:



Confeccione também lembrete de versículo para entregar aos participantes. Segue sugestão abaixo:



Sugestão de atividades que voce poderá desenvolver nesta ocasião com as crianças e adolescentes:

1- Entrevista: Voce poderá entrevistar alguns profissionais que frequentam sua igreja. Pode ser através de filmagem, e depois apresentar dentro da programação, ou poderá ser feito na hora. Para ambos os casos tenha as perguntas anotadas de antemão. 

Exemplo de perguntas:
a) Por que voce escolheu esta profissão? e a quanto tempo exerce?
b) O que voce precisou de estudar? e quantos anos?
c) Quais as qualidades necessárias para esta profissão?
d) O que voce diria para os adolescentes que desejam se formar nesta profissão?

Obs: pode-se acrescentar outras perguntas que julgar pertinentes.

2- Atividade Bíblica 1: Voce poderá montar uma sequencia de slides que representem diversas profissões e fazer algumas perguntas conforme exemplo abaixo:




Obs: mostre primeiro um slide e espere as respostas, depois mostre o outro já com as respostas para verificar se acertaram.

3- Atividade Bíblica 2: Voce poderá perguntar aos participantes o que determinadas profissões lembram o Senhor Jesus. Pode ser feito como apresentação de slides para apresentação no data show, como no exemplo abaixo:




4 - Brincadeira: Poderá fazer uma brincadeira com as crianças e adolescentes, dependendo do local que escolher para fazer a "Festa da Profissões":
Material: uma bola ou outro objeto que possa ser lançado de uma pessoa para outra. 
Instruções: formar um círculo com as crianças sentadas em cadeiras e uma delas se senta no meio ou fica em pé mesmo, e atira o objeto para cada criança que esta sentada, e esta por sua vez deve dizer o nome de uma profissão, antes que a criança que esta no centro conte até 10. Cada profissão só pode ser citada apenas uma vez. Se a criança deixar o objeto cair ou não dizer uma profissão dentro do tempo dado, ela trocará de lugar com a do centro. (Revista  O Evangelista de Crianças nº 175 de 1999).

5 - Cântico:"O que eu vou ser quando crescer" de Mara Maravilha, que se encontra abaixo; foi o único que encontrei, se souberem de outro coloquem nos comentários.



6 - História Verídica: "Alegria de Joy" que se encontra na Revista "O Evangelista de Crianças nº 175 de 1999. Tenho esta revista e a história é muito bonita, mas encontrei os visuais e o texto no blog: Escola Dominical Infantil, das professoras Neide e Rosemeire, recomendo a visita ao blog delas.

Figuras: A Alegria de Joy









Texto: A Alegria de Joy







7 - Decoração: o local poderá ser decorado com figuras de profissionais: Abaixo algumas figuras retiradas da net, voce também poderá escolher outras.






8 - Roupas Típicas: As crianças poderão estar vestidas homenagendo alguns profissionais:




9- Música que ensina sobre profissões: chama-se Sônia e as Profissões; cada música fala de uma profissão. Abaixo coloquei "O Padeiro", achei a canção muito divertida para as crianças.




10 - História Bíblica: uma história excelente para a ocasião, e que voce  encontra os slides aqui no blog, é a história de NEEMIAS , pois ele tinha a função de Copeiro do Rei, mas quando foi para Israel reconstruir os muros foi um pouco de tudo, Administrador, Construtor, Vigia...


11 - Oração: Não se esqueça de orar específicamente pelos profissionais e trabalhadores. Caso tenha a participação de todos os membros da Igreja, chame-os na frente para receberem a oração, para que Deus lhes de sabedoria no dia-a-dia, os livre de todo o mal, mantenha-os sempre empregados, e que a cada dia possam ser melhores naquilo que fazem...

12 - Lanche: quando estiver fazendo toda a programação, veja se haverá a possibilidade para oferecer um lanche para todos que estiverem participando. Verifique o que será servido, como será servido, quem vai servir, e não esquecer da limpeza após o encerramento do trabalho, e a cargo de quem ficará...

Feliz dia do Trabalho!!!

Elenice Vieira




Nenhum comentário:

Postar um comentário