widgets

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

JUNHO - DIA 01 - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


O Manual de Deus, a Bíblia, logo no seu primeiro livro e capítulo, deixa bem claro que Deus criou "os céus e a terra" Gn1:1, e tudo o que neles há, e a conclusão de Deus após cada criação foi: "E Deus viu que ficou bom" Gn1:10,12,18,21,25,31. Nova Versão Internacional (NVI)

Ainda no capítulo 1:26 de Gênesis, vemos Deus dando ao homem o domínio de tudo quanto criara, e no capítulo 2:8 somos informados que "..o Senhor Deus tinha plantado um jardim no Éden,..." e  "...o Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. Gn 2:15.  Nova Versão Internacional (NVI)

Podemos dizer então, que Adão foi o primeiro ministro do meio ambiente, nomeado pelo próprio Deus, e isso mostra que Deus quer que zelemos por sua criação: água, animais, aves, peixes, vegetação, mas não é o que tem acontecido. Veja o vídeo abaixo; Sustentabilidade - o planeta pede socorro:


Você pode ensinar suas crianças e adolescentes a fazer o melhor que puderem, não digo salvar o planeta, porque isto depende de todos, mas, respeitar a criação de Deus, porque é isso que Ele espera de nós, respeito e cuidado, e foi isto o que Ele ensinou para Adão, cuidar. 

Abaixo, segue sugestões, que você poderá desenvolver nesta ocasião, mas é importante que aquilo que for ensinado, seja transformado em atitudes, não somente no dia ou na semana do meio ambiente, mas que sejam permanentes.

1- Convite: Faça um convite para distribuir para seus alunos e os amigos deles. Você também pode convidar os pais e fazer um dia bem gostoso conscientizando sobre o meio ambiente, ou ainda poderá fazer um trabalho de vários dias, ou ainda uma vez por mês.
Abaixo segue modelo:


2- História Bíblica: Conte a história bíblica A CRIAÇÃO, você encontra os slides aqui no blog; ou use os visuais que você tiver, e mostre o amor de Deus ao criar um lindo mundo antes de nos colocar nele, e principalmente, enfatize a ordem que Deus deu para Adão sobre cuidar e cultivar, e que hoje não é diferente, nós também temos que cuidar e cultivar, e não sair destruindo tudo.


3 - Louvor Tema: Abaixo segue sugestão de alguns louvores que encontrei no youtube, e também uma música tema do dia mundial do meio ambiente, mas, você é livre para escolher, e se tiver, ou conhecer outra, compartilhe conosco nos comentários:

Ecos de Vida - Rute Noemi



Música Tema do Dia Mundial do Meio Ambiente/2013


Segue o link de um louvor que não consegui encontrar o vídeo para colocar aqui: https://www.youtube.com/watch?v=gRn7WMu0BHI

4 - Conscientização: Pode ser apresentado um vídeo não muito extenso, como o que coloquei aqui, sobre Sustentabilidade - o planeta pede socorro, ou um outro, mas se for passar para as crianças menores tome cuidado pois alguns vídeos chocam por mostrar matança de animais como baleias e golfinhos.

Caso você separe as crianças menores, você pode passar um dos vídeos abaixo ou ambos, pois são curtos, porém não deixe de explicar e perguntar o que entenderam. 

Será importante também dizer, que mergulhar na água é somente para pessoas adultas, que têm experiência e trabalham com isto. Cabe a cada um de nós, jogar as embalagens em locais apropriados para descarte, ou seja, em lixeiras.




Obs.: é muito importante que você professor, se prepare bem, para falar sobre o assunto, meio ambiente, sustentabilidade, etc, mas de forma que a criança entenda, por isso, aconselho visitar o site do Ministério do Meio Ambiente: www.mma.gov.br

5 - Debate: Você pode promover um debate com os adolescentes e seus pais, sobre ações concretas que podem ser feitas no dia-a-dia como: 
  • Apagar a luz em ambientes que não estão sendo usados;
  • Fechar a torneira enquanto escova os dentes;
  • Tomar banhos rápidos, evitando o despérdício de água;
  • Lavar a área utilizando balde e vassoura ao invés de usar mangueira;
  • Não jogar embalagens, qualquer que seja, nas vias públicas;
  • Fazer a coleta seletiva, caso a cidade conte com o serviço de coleta seletiva.
  • Reciclar o que for possível como: garrafa pet, caixa de leite, óleo para a produção de sabão, etc;
  • Evitar o uso de sacolas plásticas; usar sacolas feitas de tnt, calças jeans, etc;
  • Aproveitar a água da lavagem de roupas para lavar calçadas, entre outras ações que poderão ser sugeridas.

6 - Curiosidades: Você pode passar estas curiosidades que encontrei no site do Ministério do Meio ambiente, para os participantes:

  • A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas.
  • Cerca de 100 mil pessoas no Brasil vivem exclusivamente de coletar latas de alumínio e recebem em média três salários mínimos mensais, segundo a Associação Brasileira do Alumínio.
  • Uma tonelada de papel reciclado economiza 10mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas.
  • Cada 100 toneladas de plástico reciclado economizam 1 tonelada de petróleo.
  • Um quilo de vidro quebrado faz 1kg de vidro novo e pode ser infinitamente reciclado.
  • O lacre da latinha não vale mais e não deve ser vendido separadamente. As empresas reciclam a lata com ou sem o lacre. Isso porque o anel é pequeno e pode se perder durante o transporte.
  • Para produzir 1 tonelada de papel é preciso 100 mil litros de água e 5 mil KW de energia. Para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados apenas 2 mil litros de água e 50% da energia.
  • Cada 100 toneladas de plástico economizam uma tonelada de petróleo.
  • O vidro pode ser infinitamente reciclado.

7 - Oficina: Você pode preparar diversas oficinas onde cada grupo: crianças, adolescentes, pais, desenvolvam uma atividade ligada a reciclagem, ou seja, o que for mais fácil para fazer com determinado grupo e que não ofereça risco por utilizar tesoura, cola-quente, etc. 

É preciso verificar com antecedência quem pode ajudar como monitor, orientando. Verificar e providenciar todo o material necessário para a quantidade de participantes. Abaixo segue duas sugestões que encontrei no youtube.



8- Lanche: Dependendo do período em que o trabalho for realizado, será necessário servir um lanche, mas olha que legal, até aqui voce poderá ter um monitor previamente preparado e instruído para fazer receitas que mostrem o melhor aproveitamento dos alimentos, e fechar seu trabalho sobre o meio ambiente, sustentabilidade, reciclagem, da melhor forma possível. Abaixo segue sugestão de suco e torta:

Suco de casca de abacaxi com hortelã
Ingredientes
4 xícaras (chá) de casca de abacaxi
6 xícaras (chá) de água
4 colheres (sopa) de hortelã
1 limão
5 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo:
Bata no liquidificador as cascas de abacaxi com água e a hortelã. Coe, acrescente o suco de limão e o açúcar. Sirva gelado.

Torta de cachorro-quente
Ingredientes:

Massa:
3 ovos
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
sal a gosto
orégano a gosto
noz-moscada a gosto
½ xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó
Recheio:
1 colher (sopa) de cebola ralada
2 colheres (sopa) de óleo
1 xícara (chá) de tomate picado
5 salsichas picadas
ketchup a gosto
mostarda a gosto
2 xícaras (chá) de folhas de beterraba picadas
colheres (sopa) de talos de salsa
50g mussarela ralada

Modo de preparo:

Para a massa, bata todos os ingredientes no liquidificaodr até formar uma massa homogênea. Para o recheio, numa panela, frite a cebola no óleo, junte o tomate, refogue e acrescente os outros ingredientes, com exceção da mussarela. Espere cozinhar e reserve. Num refratário untado e enfarinhado, coloque metade da massa, espalhe o recheio frio, cubra com a outra metade da massa e salpique a mussarela. Leve ao forno médio para assar até dourar.


Valor calórico por porção: 317,99 kcal
Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo: 1h

Receitas do SESI, link de acesso:

Textos Bíblicos recomedados para leitura:
  1. Levítico 25:4 - fala sobre o ano sábatico, e mostra o cuidado de Deus em relação à terra, era e é necessário que ela descanse e se recupere para um novo plantio, ou seja, Deus nunca sugeriu as queimadas.
  2. Deuteronômio 22: 6, 8 e 9 - falam respectivamente sobre o cuidado com a conservação da vida animal, humana e o plantio.
  3. Mateus 14: 13-21 - A primeira multiplicação dos pães, onde vemos o cuidado de Jesus com o alimento, ou seja, Ele é totalmente contra o desperdício. Ele ordena que os pães que sobraram sejam recolhidos, e doze cestos cheios são recolhidos.

O assunto é extenso, e é certo que não podemos ficar de braços cruzados, aquilo que pudermos fazer, vamos fazer. Posteriormente estarei voltando ao assunto e postando outras idéias.

Bom Trabalho, Na Paz de Cristo!!!
Elenice Vieira

2 comentários: